Amanhã, 28 de maio, nasce a Uvoir. A nova marca de acessórios 100% portuguesa, mas com os olhos postos no mundo, brotou de um encontro entre dois jovens com a história do movimento feminista e o quotidiano das mulheres citadinas.
“Reach your higher ground” é o slogan da Uvoir e a frase que começou por escrever os destinos de uma marca de acessórios feminina que uniu Joana Lopes e Celso Benídio, em 2014.
As bolsas em pele com bolsos individuais removíveis seguem um conceito “women on the go” e vêm dos sentidos para as ruas.
«Foram pensadas para jovens profissionais que carregam consigo instrumentos e documentos de trabalho», explicam os responsáveis pela marca.
Seguem um estilo minimalista e inspiram-se em marcas como a Céline e Chloé, mas têm como base a funcionalidade e o conforto.
Túlipas e Simone
A túlipa serve de logótipo à marca e ocupa um lugar especial na história da cofundadora e nas bolsas da Uvoir.
«A túlipa representa os polos da delicadeza e do vigor femininos e nas bolsas da Uvoir tem um espaço a si dedicado, um lugar onde pode ser colocada uma flor todos os dias», explicam.
Simone de Beauvoir está presente no ADN da marca – foi do apelido da escritora que surgiu o nome.
Os dois cofundadores procuraram seguir os caminhos de Simone e do seu papel no movimento feminista e nas lutas pela igualdade de género, por isso, a Uvoir tem a responsabilidade social na sua fundação.
A marca arranca já a apoiar a “Dress For Success”, uma associação sem fins lucrativos para a qual reverterá uma percentagem das vendas.
Dois jovens empreendedores
Celso Benídio estudou Administração e concluiu o mestrado em Finanças. Depois da universidade ingressou na equipa de Gestão de Investimentos e Relações com Investidores da Sonae SGPS. Celso começou a prestar atenção às queixas das suas colegas de trabalho acerca da falta de funcionalidade dos seus acessórios.
Ali, o jovem do Porto, viu uma oportunidade de negócio. «Criar a Uvoir foi a possibilidade de trabalhar num projeto ambicioso e desafiante, que me permitisse lutar por causas em que acredito, nomeadamente, na igualdade de género no trabalho», explica.
Para Joana Lopes, a Uvoir significa, sobretudo, «ter liberdade criativa» e a construção da sua «independência e alicerces como Mulher».
Joana começou a viver sozinha aos 15 anos. Estudou Teatro, viajou para o Reino Unido para saber mais sobre Artes Performativas. Licenciou-se em Gestão Hoteleira e trabalhou na área do Turismo.
O contacto com a moda marcou-se na agenda da jovem do Porto em 2012. Nesse ano tornou-se gerente da primeira flagship da Barbour em Lisboa.
Em 2014 decidiu participar numa semana de aceleração de ideias de negócio, onde conheceu Celso e juntos levaram a marca Uvoir a ser englobada nas incubadoras Startup Braga e Sanjotec.
A marca foi ainda selecionada para um programa da embaixada dos EUA em Portugal, focado em negócios detidos por mulheres.
O primeiro produto da Uvoir, a iPad case, estará à venda através da plataforma Kickstarter, durante 30 dias em regime de pré-reserva (sendo que as primeiras 50 compras terão um preço especial) e os seguintes surgirão em setembro de 2015 e em janeiro de 2016.
Por isso, é estar atento às diferentes plataformas online da Uvoir, onde já foram revelados vários pormenores da nova marca de acessórios portuguesa.