
Burberry Prorsum
Na abertura do período dedicado à moda masculina, Londres afirmou-se, com a terceira edição da London Collections: Men a mostrar-se mais forte do que nunca.
À terceira é de vez. A London Collections: Men confirmou definitivamente o seu papel de trendsetter à terceira edição, com 30 desfiles e quase tantas apresentações a mostrarem que Paris e Milão têm uma rival de peso.
Com nomes como Burberry, Alexander McQueen e Paul Smith, Londres está a enviar uma mensagem de força para o mundo da moda. «De Saville Row aos punks, inventamos tudo», afirma Dylan Jones, editor da revista GQ da Grã-Bretanha e presidente do evento desde a sua criação. Burberry, Tom Ford, Rag & Bone e Alexander McQueen optaram por espaços mais pequenos em Londres em vez da grande exposição em Milão ou Nova Iorque para apresentarem as suas propostas para a primavera-verão 2014.
Em termos de estilo, emergiram na passerelle duas tendências distintas, ambas em perfeita simbiose com a herança britânica que é conhecida por ser tanto formal como experimental.
As marcas de Savile Row juntaram-se para uma apresentação espetacular de 100 modelos no campo de cricket de Lord’s, com o apoio da Woolmark. A marca veterana Gieves & Hawkes – cujo principal ponto de venda continua a ser a flagship em Savile Row – revelou uma coleção casual rica com acessórios para o cavalheiro dos dias de hoje.
Sportswear, estampados e logomania foram algumas das principais tendências mostradas pelos jovens designers, que na sua maioria beneficiam do apoio da Topman, eBay e FashionEast. Na passerelle desfilaram fatos de treino com detalhes em renda de Astrid Andersen, tecidos transparentes de Shaun Samson e Sibling e acessórios desportivos imaginativos de Nasir Mazhar.

Alexander McQueen
Entre as peças-chave, o blusão é o “rei” dos casacos para o próximo verão, adotando cores ousadas como o verde-alface na coleção de Jonathan Saunders, ou combinado com calções, numa versão mais fresca do fato. Os calções, pelos joelhos e largos, foram igualmente preferidos por muitos dos criadores, como Lou Dakton e Christopher Raeburn, a que se juntam os fatos de treino e os macacões ou boiler suits de inspiração militar ou mecânica.
Nas cores, o branco dominou (Pringle of Scotland, Nicole Fahri), juntamente com o azul-água e o rosa (Burberry Prorsum), numa verdadeira lufada de ar fresco na moda masculina.