Recentes

A revolução das curvas

Cultura / Destaques / 6 Julho, 2015

tumblr_njd331OQAE1s1rnlho1_1280Com o propósito de continuar o caminho que já se tem percorrido para retirar o termo “plus-size” dos dicionários da moda, está a ser preparado o documentário “Straight/Curve”, uma longa-metragem sobre a imagem corporal que permite aos espectadores olharem para dentro da indústria, num tema que hoje é destaque, mas que passou anos sem ser assunto.

Já não é novidade que as regras do jogo na moda têm vindo a mudar. Os rótulos devem figurar nas roupas e não naqueles que as desfilam.

A deficiência, a sexualidade, a cor e o peso estão em discussão e viraram tendência. E a indústria tem dado sinais de que está a alargar os seus, até aqui, limitados horizontes.

Graças a modelos como Ashley Graham e Candice Huffine, que deram às mulheres curvilíneas uma voz na indústria da moda notoriamente exclusiva, não há dúvida de uma revolução das curvas está a ser erguida.

Mas ainda não tem a força que gostaria de ter.

As mulheres curvilíneas são raras nas passerelles das semanas da moda e ainda há um estigma sobre a confeção de vestuário numa ampla gama de tamanhos.

No teaser já divulgado do documentário, editores, designers e modelos falam sobre a crescente popularidade de modelos plus-size e o impacto que essas modelos têm, não só na indústria da moda mas nas mulheres que vivem fora dessa bolha.

Jessica Lewis, a produtora da longa-metragem, que trabalhou durante 15 anos como modelo (quer como straight-size quer como plus-size), acredita que a nova aceitação da diversidade do corpo tem a ver com a mudança sobre quem são as modelos populares. «Esta geração de modelos está pronta para inaugurar uma nova definição de beleza, que apoia os ideais corporais positivos e a autoaceitação», afirmou ao The Huffington Post.

Tanto Lewis como a diretora Jenny McQuaile têm uma mensagem clara que querem fazer passar através do filme: a beleza não é restringida pelo tamanho.

«Uma mulher pode ser bonita em qualquer tamanho ou forma, desde que seja saudável», referiu McQuaile à mesma fonte.

Vários pesos, várias medidas. Desde sempre a moda tem estado um passo à frente e espera-se que, em termos de diversidade, também ocupe a primeira fila.

O documentário “Straight/Curve” tem estreia prevista para o outono de 2015.

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

A individualidade da Farfetch

Próxima Notícia

O rosto dos anos 90




Sugestões

A individualidade da Farfetch

A Farfetch, fundada pelo empresário português José Neves, tem sabido distinguir-se entre os gigantes do comércio eletrónico,...

3 Julho, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.