Teresa Martins subiu à Serra da Estrela para criar a coleção para o próximo outono-inverno da TM Collection, onde os tecidos portugueses são os grandes protagonistas.
Os tecidos portugueses tomaram o lugar central nas propostas de “Entre Serras”. A coleção, desenhada por Teresa Martins, nasceu do encontro de vontades entre a designer e a empresária Isabel Costa, que recuperou a Fábrica do Burel, em Manteigas.
«A coleção aconteceu com uma conversa inicial sobre a possibilidade de trabalhar tecidos em Portugal, que foi sempre o meu sonho, e sobretudo numa fábrica recuperada. Portugal tem uma tradição têxtil tão grande e eu tenho tanta dificuldade em trabalhar o têxtil em Portugal», conta Teresa Martins. «Já conhecia o burel e a Isabel, mas não tinha percebido quais as potencialidades do que se podia fazer da Fábrica do Burel. Adoro o burel mas é muito difícil para trabalhar, é muito grosso. Eu queria uma coisa mais maleável, como fazenda», explica. «Fui lá e quando vi a fábrica, fiquei encantada com tudo, com as possibilidades, com o espólio, com a maneira como as coisas eram feitas», acrescenta Teresa Martins.
“Entre Serras”, construída numa conjugação entre as fazendas portuguesas, as sedas e os veludos de outras paragens, como a Índia, é, assim, uma ode à serra, onde a imponência e austeridade, transmitidos pelos sobretudos de estilo militar, bordados com motivos vegetais, se misturam com a leveza do ar, representado pelas túnicas e camisas fluidas em seda.
As silhuetas retas e “casulo” e os jogos gráficos, geométricos e orgânicos, criam uma coleção confortável para o outono-inverno 2015/2016, onde se combinam cores como o lavanda, verde-oliva, azul-marinho, azul petróleo, preto, castanho-escuro, tijolo,
bordeaux, laranja, violeta, jade e amarelo mostarda.
Para Teresa Martins, o burel «trouxe-me uma enorme possibilidade de trabalhar em Portugal, o que me dá imenso prazer, trabalhar com pessoas que não só acreditam que conseguem realizar, como têm o projeto também de fazer coisas diferentes. Esta maneira de estar é muito importante», sublinha, pelo que não está posta de parte uma nova parceria para os tecidos da próxima coleção de verão.
Os fãs da TM Collection poderão comprar as propostas da marca na loja online, no website próprio, nas lojas próprias em Lisboa e em Cascais, na loja sazonal da Comporta e vários pontos de venda multimarca espalhados por Portugal mas também um pouco por todo o mundo, da Europa ao Médio Oriente, América e Oceânia.
Etiquetas: Coleções, Designers, TM Collection