Recentes

A moda de Nashville

Cultura / Destaques / 30 Janeiro, 2017

nashvilleConhecida pela sua florescente indústria discográfica, que vai inspirando, por exemplo, séries televisivas de sucesso como “Nashville” (2012-2017), a capital do Estado norte-americano do Tennessee é apontada como a próxima morada oficial da moda americana.

Nos últimos anos, a indústria de moda americana tem orbitado, sobretudo, Nova Iorque, com Los Angeles a seguir-lhe as pisadas. Todavia, Nashville pode estar pronta para se juntar à dupla de cidades costeiras como jogadora-chave.

De acordo com um relatório recentemente divulgado, a cidade nas margens do rio Cumberland tem a maior concentração de empresas de moda per capita, logo depois de Nova Iorque e Los Angeles.

Produzido pela organização comercial Nashville Fashion Alliance (NFA) em parceria com a organização têxtil Gherzi, sediada em Zurique, o “NFA Fashion Cluster Impact Study” avaliou o crescimento económico e o potencial da indústria de moda de Nashville com base nos dados dos últimos anos.

O relatório revela que o impacto económico dos membros da NFA poderá chegar aos 9 mil milhões de dólares (aproximadamente 8,4 mil milhões de euros) em receitas e aos 25 mil postos de trabalho até 2025. Isto comparado com os atuais 5,9 mil milhões e os 16.200 postos de trabalho em negócios de moda.

O número de marcas de moda em Nashville duplicou nos últimos cinco anos e o vestuário e a joalharia são os produtos dominantes, com quotas de 49% e 28%, respetivamente, em termos de número de empresas.

Vários jogadores de moda já estão localizados na região, incluindo as máquinas de costura Genesco, VF Imagewear e Singer, enquanto retalhistas como Gap, Under Armour e Macy’s gerem centros de distribuição no Tennessee.

«Nashville goza de uma série de fatores-chave de sucesso necessários para se tornar um jogador de moda regional», afirma Karim Shafei, sócio da Gherzi, ao portal de moda Fashionista. «O sector tem experimentado um crescimento fenomenal nos últimos cinco anos e mostra potencial para duplicar nos próximos oito a 10 anos, atingindo mais de 9 mil milhões de dólares em impacto económico total».

photo by Alaina LatonaCom um custo de vida baixo, uma convergência de criativos atraídos pela indústria da música, uma cena de moda menos saturada do que a de Nova Iorque ou Los Angeles e uma economia que cresceu quase o dobro da média nacional no ano passado, faz sentido que Nashville esteja pronta para um crescimento significativo.

Se os dados e análises da NFA estiverem corretos, a ascensão de Nashville pode ainda ser benéfica de uma perspetiva de ética, ambiental e laboral. «Outra das principais vantagens da região é que estamos a começar com uma folha de papel relativamente em branco», considera Van Tucker, CEO da NFA. «Os consumidores exigem [cada vez mais] responsabilidade ambiental e social, capacidade de resposta e um relacionamento mais direto com as marcas, pelo que pretendemos liderar e criar valor duradouro nestes campos», continua.



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Earlymade invade Bombarda

Próxima Notícia

O arco-íris da Kahmune




Sugestões

Earlymade invade Bombarda

Se traduzido para português, o nome da loja inaugurada em outubro de 2016 de imediato a situa na geografia da cidade candidata...

26 Janeiro, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.