Recentes

99 anos depois

Desfiles / Destaques / 29 Junho, 2016

Balenciaga, Fashion Show, Mens Wear Collection Spring Summer 2017 in Paris… aconteceu um desfile de moda homem na Balenciaga. Entre uma clara homenagem ao fundador da casa e a reconhecida vibração Vêtements, Demna Gvasalia voltou a fazer correr tinta na imprensa especializada numa Paris rendida no átrio de um colégio.

Os ombros exagerados numa alfaiataria esdrúxula honraram a herança de Cristóbal Balenciaga (ver A silhueta de Balenciaga), mas deixaram claro que Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga e membro do coletivo Vêtements, estava nos bastidores (ver A moda da ex-URSS).

As peças de alfaiataria vestiram grande parte dos modelos – que calçaram botas pelo joelho, quando os calções em vez de calças de cintura subida o permitiram, sendo que, nos restantes coordenados, venceram os sapatos de salto.

Balenciaga4Aos fatos com toque muito particular de Demna Gvasalia, juntaram-se peças em couro, camisas e bombers curtos, macacões, rendas que espreitavam por baixo das roupas, correntes skater e brocados, em seda fornecida pelo mesmo produtor que fornece o Vaticano.

De acordo com o jornal The Guardian, a espera de 99 anos pelo primeiro desfile masculino da casa (ver Balenciaga no masculino) valeu a pena.

A marca já havia produzido moda masculina anteriormente – com apresentações discretamente reveladas –, mas esta coleção foi a primeira vez do menswear numa passerelle que praticamente rivalizou em buzz com a mostra feminina e respetivas gabardines e acolchoados (ver Leis de volume).

O portal WWD apresenta o desfile como algo verdadeiramente novo na cena de moda masculina europeia. Uma silhueta tão marcante que, para o portal, apenas se assemelha ao impacto causado pelas propostas rock deixadas por Hedi Slimane há 15 anos.

PHOTO © TEAM PETER STIGTER FILENAME IS DESIGNER NAME MENSWEAR SPRING/SUMMER 2017A coleção para homem de Demna Gvasalia foi uma espécie de alfaiataria das ruas, um luxo para vestir, desejado mas prático, numa bolha antimoda e antitendência que, afinal, está a deixar um rasto vincado nas passerelles e, depois delas, nas ruas. Chamam-lhe efeito Vêtements.

Na semana passada, dia 22, em Paris, o desfile encenado no átrio do colégio jesuíta Lycée Saint-Louis-de-Gonzague lembrou que o tailoring é uma das pedras basilares da moda masculina, mas as silhuetas apresentadas pelo diretor criativo da Balenciaga não poderiam estar mais distantes do quotidiano.

A silhueta oversized lembrava os fatos dos Talking Heads em “Girlfriend is better”, mas Gvasalia fez questão de frisar, em declarações ao The Guardian, que aquela coleção iria ser produzida tal e qual como havia sido apresentada – ou seja, a marca espera vender as peças assim como foram propostas em passerelle.

Depois do desfile masculino da Balenciaga, resta esperar por aquilo que será a alta-costura às mãos de Demna Gvasalia e respetivo coletivo Vêtements, a 3 de julho, (ver A alta-costura vai de capuz).



Etiquetas: , , , , ,




Notícia Anterior

Adolescentes regressam à TV

Próxima Notícia

O 2 em 1 da Rust and May




Sugestões

Adolescentes regressam à TV

Nos últimos anos, foram duas as séries que condensaram perfeitamente a vida de uma mulher apaixonada pelo luxo: “Sex...

29 Junho, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.