Recentes

40 edições e quatro dias de Portugal Fashion

Desfiles / Destaques / 21 Março, 2017

Depois de acumular milhas nas rotas que o levaram a Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, o Portugal Fashion aterra no seu país de origem, entre amanhã e sábado, com novidades na bagagem. Mas logo descola novamente no voo doméstico Lisboa-Porto, para mostrar as coleções outono-inverno 2017/2018 dos designers emergentes e consagrados – sem esquecer que a tripulação do certame será ainda comandada pelos vários desfiles da indústria.

Naquela que é já a sua 40.ª edição, o Portugal Fashion recusa-se a abrandar o ritmo e volta a surpreender com novidades no calendário e na geografia.

Para Adelino Costa Matos, recém-eleito presidente da direção nacional da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade organizadora do evento, «o público especializado e não especializado nacional poderá constatar, nesta edição, o momento particularmente vibrante da moda portuguesa, assistindo a desfiles que juntam criações de autor, linhas comerciais, propostas de jovens designers e coleções de calçado».

Como novidade na geografia surge a Cordoaria Nacional, em Lisboa, edifício da segunda metade do século XVIII que, segundo a organização, apresenta uma «estética e atmosfera que se coadunam com a vontade do Portugal Fashion de encontrar cenários para a sua passerelle em locais carismáticos». A Cordoaria Nacional recebe a coleção de Pedro Pedro, recém-chegado de Milão e a quem cabe a honra de cortar a fita da passerelle já amanhã, quarta-feira, dia 22 de março. Ainda na capital, a primeira noite de desfiles fica garantida com as apresentações de Alexandra Moura, já desvendada na passerelle londrina, da dupla Alves/Gonçalves e da marca TM Collection by Teresa Martins.

Os três dias seguintes (23, 24 e 25 de março) pairam sobre a cidade Invicta. Ao todo, estão previstos 31 desfiles, envolvendo 15 designers, 6 marcas de vestuário, 6 marcas de calçado e 10 jovens designers e 1 marca.

O primeiro dia do programa de desfiles no Porto volta a estar exclusivamente dedicado ao Bloom, plataforma de divulgação e preparação de jovens designers em início de carreira. O alinhamento, de regresso ao Palácio dos CTT, na Baixa, vai revelar as propostas de 10 designers emergentes e uma marca, num total de nove desfiles entre as 14h30 e as 23h00 do dia 23 (quinta-feira), que fecha com as propostas de Inês Torcato. A assinalar no dia dedicado ao talento emergente estão ainda as estreias da marca Amorphous (by Carla Alves) e das designers Mariana Almeida e Nycole. Para o novo coordenador do Bloom, o designer Paulo Cravo, «há que dar condições aos jovens criadores para mostrarem aquilo que os individualiza e que distingue os seus trabalhos. É no início da carreira que os designers devem construir a sua individualidade criativa, sob pena de não se conseguirem afirmar num mundo extremamente competitivo como é o da moda».

Nos dias 24 e 25 (sexta-feira e sábado), o 40.º Portugal Fashion vai revelar as tendências para o outono-inverno 2017/2018 com desfiles de moda de autor, linhas comerciais de pronto-a-vestir e coleções de calçado. Anabela Baldaque, Carlos Gil, Diogo Miranda, Luís Buchinho, Luís Onofre, Miguel Vieira, Nuno Baltazar e Katty Xiomara juntam-se para anunciar a próxima estação fria. Os alumni do Bloom, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Carla Pontes e Susana Bettencourt continuarão a dar provas da sua crescente maturidade integrando o calendário principal. Vão ainda ser apresentadas as coleções de pronto-a-vestir de Ana Sousa, Dielmar, Lion of Porches e Pé de Chumbo. O calçado terá, como é apanágio, o seu desfile coletivo, juntando as marcas Ambitious, Dkode, Fly London, JJ Heitor Shoes, J. Reinaldo e Nobrand.

Como novidade no calendário surge o nome da designer Micaela Oliveira, que se estreia numa edição nacional do evento, embora já tenha contado com o apoio do Portugal Fashion num desfile na Mozambique Fashion Week, em dezembro de 2015.

A maioria dos desfiles dos dias 24 e 25 acontece na casa-mãe Alfândega do Porto, exceto o de Katty Xiomara, que decorrerá no Centro Português de Fotografia, e o de Luís Buchinho, que tem lugar no Silo Auto Porto. É também na Alfândega do Porto que, durante os dias 24 e 25, decorre o showroom Brand Up, aberto ao público, permitindo aos visitantes ver e eventualmente comprar peças de designers e marcas nacionais já apresentadas na passerelle do Portugal Fashion.

À margem do evento tem lugar ainda a inauguração, às 11h00 do dia 24 de março, no Centro Português de Fotografia, no Porto, da exposição “Anatomia do Tempo – Memories Revisited – Night, Fashion & Fantasy”, organizada por Katty Xiomara em colaboração com fotógrafos de moda nacionais.

Há ainda a registar eventos de moda paralelos aos desfiles, como a apresentação da nova coleção dos Storytailors no atelier da dupla, em Lisboa, entre as 16h00 e as 20h00 do dia 22. Extracalendário oficial, Júlio Torcato vai ter em permanência na Alfândega do Porto, nos dias 24 e 25, uma instalação com coordenados da sua nova coleção.

O calendário completo dos desfiles pode ser consultado aqui.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Marjomotex derruba fronteiras

Próxima Notícia

Inverno acaba em Paris




Sugestões

Marjomotex derruba fronteiras

À frente de uma empresa que tem tantos anos como ela, Mónica Afonso está a enfrentar os novos desafios do mercado com o investimento...

21 Março, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.