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Desfiles / Destaques / 26 Fevereiro, 2016

6ab11f4152a230541086d285f980dd28 ant_5578 No último desfile da Marques’Almeida houve denim, claro. Mas, em Londres, desfilaram também sweatshirts de silhueta oversized, saias de folhos, camisas e vestidos longilíneos, padrões e cores do universo Pantone para 2016, volumes e materiais de inverno e peças que não deixaram clara a estação a que se destinam. Houve de tudo um pouco, porque, afinal, a dupla de designers portugueses estava entre amigos e pôde ser tudo o que quis.

Depois do anúncio do lançamento do portal de comércio eletrónico (ver Marques’Almeida mais global), Marta Marques e Paulo Almeida voltaram a tomar de assalto os portais de moda internacionais com a apresentação da coleção outono-inverno 2016/2017 na passerelle da Semana de Moda de Londres.

Vestida por celebridades como Rihanna e Elle Fanning, a dupla de designers sempre destacou o grupo de amigos como embaixador, afirmando a sua ligação com mulheres reais e não com modelos. Na passerelle da capital britânica, cerca de metade das modelos não era profissional, mas amigas de longa data dos designers.

Como é já natural para uma marca que cresceu na era digital, o desvio da norma foi sinalizado no Instagram antes do desfile, com várias publicações nos perfis da marca. Para a dupla Marques’Almeida, este tipo de detalhes é realmente importante.

A marca foi lançada em 2011 com uma coleção de denim desfiado com pegada anos 1990. Rapidamente angariou um clube de seguidoras motivadas, todas elas na casa dos vinte e nostálgicas da década da sua infância. O impacto dessas coleções pode ainda ser lembrado nos jeans desgastados populares na primeira fila desta temporada de desfiles.

hbz-lfw-2016-almeida-rf16-04719ab600f1981207192f73f8d303b05febA marca de Marta Marques e Paulo Almeida, que receberam 300 mil euros do conglomerado de luxo francês LVHM em 2015, está agora em fase de expansão, não só online, mas também a nível de recursos humanos, numa altura em que a Marques’Almeida comemora 5 anos de vida.

De acordo com o portal da especialidade WWD, os designers que já colaboraram com a Topshop e, até, com o The New York City Ballet  (ver Marques’Almeida no ballet) pretendem alargar ainda a gama de produtos em 2016, procurando satisfazer as necessidades das clientes.

A reputação da Marques’Almeida como marca cool e acessível voltou a ser renovada na passada terça-feira, 23 de fevereiro. As peças do desfile eram uma mistura eclética. Modelos e amigas usavam camisas e vestidos longilíneos, peças com padrões como o pied-de-poule em tamanho exagerado, sweatshirts oversized e camisas e vestidos em sobreposição. O desfile foi ainda preenchido por peças em rede, casacos de pelo e parkas em volume. Os elementos que os seguidores da marca já reconhecem como autênticos não deixaram, todavia, de estar presentes: denim, plissados, bainhas assimétricas – estavam todos lá, mas numa nova receita.

Nos bastidores, Marta Marques revelou ao jornal The Guardian que a dupla se havia inspirado nas mulheres que vestiam as suas roupas. «Queremos sempre que a coleção pareça vir diretamente do guarda-roupa de alguém, em vez de um grande armazém», explicou a designer.

Se os looks dos documentários sobre o movimento Riot Grrrl e o filme “Kids” de Larry Clark influenciaram a estética, Charles e Ray Eames tiveram um impacto sobre o método. «Ray recolhia pequenos pedaços de papel e tecido, uma confusão de coisas», referiu Marta Marques. «Acho que esta coleção pode ser vista como uma colagem», acrescentou.

A London Fashion Week terminou na terça-feira, com Alexander McQueen, Christopher Kane e Mulberry em destaque no calendário de desfiles. O foco está agora em Milão, onde Alessandro Michele mostrou já a sua mais recente coleção para a Gucci.

 



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